Como Medir
Existem diversos métodos para medir o aro do anel. Abaixo você encontra alguns procedimentos, o grau de precisão, além das eventuais dificuldades de acertar a medição de acordo com o método escolhido.
BASTÃO MEDIDOR DE ANEL
Você vai precisar de: um anel utilizado no dedo anelar da sua futura noiva e um bastão medidor de anel.
Esta ferramenta é, geralmente, encontrada em joalherias. No entanto, você não encontrará dificuldades em comprá-la em lojas virtuais e até no Mercado Livre. Basta posicionar o anel no medidor e conferir qual o número indicado no local onde o anel parou.
Este é um dos métodos mais precisos existentes e a chance de erro é muito baixa. Procure apenas usar um anel não muito largo e verifique se não utilizou uma aliança anatômica para fazer a medição.
Não existe um padrão universal na fabricação desse instrumento. A ABNT tentou padronizar as medidas, mas parece que a iniciativa não pegou. No entanto, não se preocupe, pois a variação entre medidores, quando existir, costuma ser pequena.
ANELEIRA
A aneleira também é facilmente encontrada em lojas virtuais e joalherias. Porém, o desafio é fazê-la provar os aros sem que ela desconfie de nada.
Uma observação em relação à aneleira é que o aro deve ficar justo no dedo, pois o peso dos outros aros pode influenciar a precisão da medição. As pessoas tendem a escolher aros levemente maiores, quando experimentam uma aneleira. Para evitar esse pequeno erro, ela deverá encontrar uma dificuldade moderada na hora de retirar o aro correto do dedo. Não tenha medo, pois o anel de noivado ficará confortável durante o uso.
PAQUÍMETRO
Este é o método mais preciso para medir o aro do anel. Com o anel em mãos, utilize um paquímetro para medir o diâmetro do interior do aro. Na hora de adquirir seu anel de noivado, basta informar o diâmetro que descobriu.